Novembro Azul

Tudo o que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata

11/1/20234 min read

O que é Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha que surgiu com o objetivo de conscientizar os homens sobre cuidados com a saúde, especialmente acerca do câncer de próstata. O movimento busca quebrar tabus educando acerca da importância de realizar exames regulares, que proporcionam a prevenção e detecção precoce do câncer.

O câncer de próstata é uma das formas mais comuns de tumor em homens, sendo a segunda maior causa de morte por câncer entre eles. Em grande parte dos casos, a doença se desenvolve de maneira silenciosa e lenta, sem apresentar sintomas aparentes.

A iniciativa do Novembro Azul busca educar não apenas sobre o câncer de próstata, mas também sobre questões gerais de saúde masculina. Ela destaca a importância de adotar um estilo de vida saudável, que não só auxilia na prevenção do câncer, mas também em outras doenças.

Como surgiu

O movimento teve início de maneira inusitada em 2003, onde grupo de amigos australianos, reunidos em um bar, notou que a única moda dos anos 70 que ainda não havia retornado ao público masculino era o uso de bigodes. De forma descontraída, decidiram iniciar o mês seguinte todos bem barbeados, deixando crescer apenas o bigode.

O nome "Movember" foi escolhido como uma combinação de "mo", uma gíria australiana para "moustache" (bigode), e "November", referente ao mês de novembro. A partir dessa pequena ação, organizações perceberam a oportunidade de aproveitar o engajamento dos homens no movimento, para promover tópicos importantes e relevantes de cuidados com a saúde.

Com isso, inspirado no Outubro Rosa, a campanha ganhou cada vez mais adeptos, tornando-se oficialmente o Novembro Azul, começando na Austrália e espalhado-se em outros países, chegando ao Brasil em 2008 em parceria do Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Sintomas

O câncer de próstata, quando em sua fase inicial, muitas vezes não apresenta sinais ou sintomas perceptíveis. Por isso, a realização de exames preventivos é fundamental.

No entanto, os sintomas costumam surgir à medida que a doença avança para estágios mais avançados. Nesse cenário, enquanto a doença progride, os pacientes podem começar a apresentar alguns sintomas, como:

  • Dificuldade para urinar ou sensação de que a bexiga não esvaziou completamente.

  • Dor ou desconforto na região pélvica, na parte inferior das costas, nos quadris ou coxas.

  • Urinar com mais frequência do que o normal, especialmente à noite.

  • Dificuldade em manter uma ereção durante relações sexuais.

  • Presença de sangue na urina.

Prevenção

A prevenção do câncer de próstata tem duas vias principais: a realização de exames periódicos e a adoção de um estilo de vida saudável. Os exames de rotina são fundamentais para viabilizar o diagnóstico precoce da doença, especialmente em pessoas que compõem os grupos de fatores de risco com maior probabilidade de desenvolver o câncer, como:

  1. Homens acima de 50 anos

  2. Homens com histórico da doença na família acima de 45 anos

  3. Homens negros acima de 45 anos

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é um dos exames cruciais para a detecção precoce do câncer de próstata. Ele é realizado a partir da coleta de exame de sangue que tem o objetivo de medir os níveis da proteína PSA no sangue. Níveis normais da proteína geralmente indicam uma próstata saudável. Por outro lado, níveis elevados de PSA podem ser um indicativo de problemas na próstata, que será interpretado pelo médico urologista para verificar a presença do câncer ou outras doenças.

Da mesma forma, complementar ao PSA, o exame de toque retal é fundamental para viabilizar o diagnóstico precoce do câncer. Por meio do toque, o médico urologista faz uma avaliação para sentir o tamanho, a textura e a presença de qualquer irregularidade na glândula. Qualquer alteração na próstata, como inchaço, nódulos ou endurecimento, pode ser detectada por meio desse exame.

Enquanto isso, a prevenção do câncer de próstata mostra-se possível também, através de um estilo de vida saudável. Adotar uma dieta balanceada rica em frutas, vegetais, grãos integrais e carnes magras, atrelado à prática de atividade física regularmente contribuem para a saúde reduzindo o risco de desenvolver essa doença.

Diagnóstico

Cerca de 20% a 30% dos tumores de próstata são descobertos através do toque retal e a grande maioria através do exame PSA. Uma vez identificadas anormalidades diante dos exames, o médico urologista realizará a biópsia para coleta de material prostático para análise laboratorial.

A coleta dessas amostras através da biópsia de próstata é o exame mais indicado para confirmar a presença do tumor em laboratório de patologia. Para fazer este exame é preciso remover pequenos pedaços da glândula através de um ultrassom retal, que, depois, são analisados em laboratório.

Mais tarde, a partir do laudo realizado por um médico patologista, o resultado da biópsia indica a presença ou não do câncer. A partir dos fragmentos coletados, uma escala de 6 a 10 indica o grau de agressividade da doença através da Escala de Gleason.

Tratamento

A partir dos exames realizados, o paciente é classificado de acordo com os níveis de risco, bem como, se a doença encontra-se localizada ou não. Diante dessas informações, o tratamento adequado é indicado pelo médico urologista analisando cada caso concreto.

Para pacientes com doença localizada o tratamento poderá ser desde vigilância ativa, cirurgia (convencional, laparoscópica ou robótica ), formas diversas de radioterapia ou outros tratamentos localizados no tumor (crioablação, radiofrequência), dependendo da estratificação de risco do paciente. Por outro lado, pacientes com doença avançada precisarão de tratamento sistêmico.

O Novembro Azul desempenha um papel vital na promoção da saúde do homem. A conscientização não apenas salva vidas, mas também capacita os homens a conversar sobre sua saúde e a realizar exames preventivos, superando tabus que, por vezes, impedem que busquem ajuda médica.

Nota: O conteúdo apresentado possui estritamente caráter informativo e não deve ser empregado como meio de conduzir autodiagnostico, auto tratamento ou automedicação. Em caso de dúvida, recomendamos que busque orientação de um médico especializado.

Novembro Azul — Mês da Prevenção ao Câncer de Próstata

Lembre-se: O melhor cuidado é a prevenção!